Roll up – rolamento para frente

exercicio de pilates roll up

São inúmeras as posições de pilates. Mais especificamente, temos 34 técnicas básicas elaborados por Joseph Pilates, o fundador do método. E, entre as principais, está o ‘roll up’ ou, em bom português, rolamento para frente.

Conheça mais sobre o rolamento para frente, uma das 34 técnicas de pilates.

Este exercício, que pode ser feito em casa ou em um estúdio específico, trabalha com o fortalecimento de inúmeras partes e músculos do corpo: braços, pernas, cabeça, tronco, abdômen, costas, entre outros.

Conhecendo o roll up (rolamento para frente)

Este tipo de exercício consiste em quatro movimentos básicos: no chão, com as costas sobre um colchonete, o praticante da técnica irá se esticar todo, de uma ponta a outra, em sentido vertical, permanecendo relaxado nesta posição.

Na sequência, é preciso que o aluno inspire de forma tranquila e levantando os braços, com os ombros ainda no chão e os dedos dos pés apontados para cima.

Na sequência, é preciso que o praticante faça a flexão do seu corpo e expire, também de forma lenta, conseguindo colocar o queixo no peito. O próximo passo é fazer sua testa chegar na altura dos joelhos.

O processo, na volta, deve ser o mesmo: com uma inspiração leve, o aluno irá voltar até estar novamente esticado. A série poderá se repetir por três ou quatro vezes, sempre tentando alcançar mais longe com os braços e o abdômen.

Benefícios da técnica

O roll up conta com diversos benefícios. Entre os principais está o condicionamento dos músculos da barriga, o que também contribui para as articulações encontradas na coluna vertebral – com destaque para as vértebras lombares L1 e L5.

A respiração não poderia deixar de contribuir: os pulmões ganham mais capacidade, dando melhor oxigenação para todo o corpo, principalmente por estar em posição horizontal.

Também atuará nos flexores do quadril, sendo um dos principais métodos para fortalecer o local e acabar com dores na região. Entre as principais dicas para quem busca tratamento por problemas na região torácica é utilizar do roll up como forma de aliviar alguns sintomas – que podem ter origem crônica. O fortalecimento e realocação da posição natural da coluna podem ser visíveis após algumas sessões do roll up.

Outras características do roll up

Além de utilizar o rolamento para frente no chão, a técnica também pode ser realizada no aparelho conhecido como pilates reformer. É importante que sua utilização seja feita com o acompanhamento de um profissional qualificado, para que não haja mais problemas que soluções quando você buscar fazer o roll up no aparelho.

Os movimentos da segunda técnica elaborada por Joseph Pilates podem ser realizados por qualquer pessoa, pois são simples e leves, sendo ideais para qualquer idade. Mas, mesmo sendo um exercício até introdutório em relação a outros, precisa ser feito com calma e utilizando da sequência certa – fortalecendo, assim, inúmeras estruturas do corpo.

Praticando as outras 33 técnicas, você verá resultados surpreendentes na sua disposição, bem-estar, saúde e no organismo como um todo, unindo corpo e mente. Pratique o roll up e comprove: da coluna a lombar, da pélvis as articulações, a forma de fazer exercícios terá um novo sentido com o rolamento para frente.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 3/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

The double leg strech

O The Double Leg Stretch é uma das posições de pilates que ajuda a dar resistência aos músculos abdominais e das coxas daqueles que o praticam. Além disso também melhoram o trabalho de coordenação e de controle do corpo como um todo.

Teaser (desafio)

Hoje vamos falar sobre uma das posições mais desafiadoras do Pilates, conhecida como teaser. Não é à toa que o exercício é conhecido também como desafio. Por isso, se você já pratica Pilates ou se está interessado em começar, fique ligado nas dicas que preparamos para você e se inspire ao fazer seus exercícios.

Shoulder Bridge

Pilates é uma modalidade de atividade física que cada vez mais conquistas seguidores. Criado por Joseph H. Pilates, o Pilates é um método que contempla integração entre corpo, mente e espírito, englobando seis princípios básicos: concentração, centralização, respiração, controle, fluidez e precisão.

The one leg circle: círculo com uma perna

A posição que você vai conhecer hoje é a the one leg circle ou, em português, o circulo com uma perna só. É um movimento que trabalha as pernas, ajuda no alinhamento da coluna vertebral e ajuda a fortalecer o abdômen. Não exige o pilates reformer, podendo ser feito no chão.