The one leg circle: círculo com uma perna

A posição que você vai conhecer hoje é a the one leg circle ou, em português, o circulo com uma perna só. É um movimento que trabalha as pernas, ajuda no alinhamento da coluna vertebral e ajuda a fortalecer o abdômen. Não exige o pilates reformer, podendo ser feito no chão.

Como fazer the one leg circle

A posição inicial para esse exercício é deitado em decúbito dorsal, isto é, de costas, com a cabeça apoiada no chão e bem alinhada, os braços estendidos ao lado do corpo, lombar ereta e mãos apoiadas. Mantenha uma leve pressão para baixo, no sentido de afastar os ombros do queixo e posicioná-los para trás. As coxas devem estar levemente voltadas para o lado de fora, para tirar a pressão do quadril e evitar dores.

O movimento começa elevando uma das pernas em direção ao teto, tentando formar um ângulo de 90° em relação ao chão. Agora vem o the one leg circle: faça um círculo com o quadril (movimentando a perna que está levantada), da maior amplitude que conseguir manter a estabilidade.

Inspire para começar e, quando chegar na metade do círculo, expire até o final dele. Repita o movimento algumas vezes e depois faça o círculo no sentido oposto. Enquanto isso, a outra perna deve ficar estendida no chão. Se você for iniciante, pode fazer uma leve flexão do joelho da perna que está alinhada embaixo.

Aspectos importantes sobre o the one leg circle

Praticantes que estão iniciando agora na modalidade podem ter dificuldades para manter o alinhamento da coluna. Se for o caso, é permitido que o joelho da perna que está se movimentando fique flexionado de leve. Se mesmo assim o praticante perceber uma tendência de formar um arco com a lombar, deixando-a muito afastada do chão, a perna de apoio também pode ser levemente dobrada.

A medida em que o exercício vai sendo praticado com mais frequência, pouco a pouco vai se tornar fácil demais se utilizar desses artifícios. Quando isso acontece, é hora de abandoná-los e começar a tentar fazer o movimento apenas com suas regras originais.

Quanto mais correto o movimento for feito, mais o praticante percebe os seus benefícios. Nesse caso, seria o fortalecimento das musculaturas envolvidas, a mobilidade da região coxo-femural e o alongamento do corpo, de forma especial, da banda iliotibal. Além do desenvolvimento da poer house, é claro!

Durante esse exercício, é muito importante evitar rotações e inclinações do corpo, por isso é essencial manter a estabilidade da pelve.

Apesar do movimento se dar com a perna, o que o exercício the one leg circle mais trabalha é o Power House, portanto, o centro de força que fica no abdômen. Portanto, essa é uma das posições de pilates que auxilia quem quer definir a barriga.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos

The double leg strech

O The Double Leg Stretch é uma das posições de pilates que ajuda a dar resistência aos músculos abdominais e das coxas daqueles que o praticam. Além disso também melhoram o trabalho de coordenação e de controle do corpo como um todo.

Teaser (desafio)

Hoje vamos falar sobre uma das posições mais desafiadoras do Pilates, conhecida como teaser. Não é à toa que o exercício é conhecido também como desafio. Por isso, se você já pratica Pilates ou se está interessado em começar, fique ligado nas dicas que preparamos para você e se inspire ao fazer seus exercícios.

Shoulder Bridge

Pilates é uma modalidade de atividade física que cada vez mais conquistas seguidores. Criado por Joseph H. Pilates, o Pilates é um método que contempla integração entre corpo, mente e espírito, englobando seis princípios básicos: concentração, centralização, respiração, controle, fluidez e precisão.

Exercício de Pilates The One Leg Stretch

O One Leg Stretch é um exercício completo. Ele trabalha diversas partes do corpo, e tem muitos benefícios físicos e mentais. Vamos ver exatamente o que é esse exercício, como fazê-lo de maneira ótima e como ele pode trazer benefícios para seu corpo e sua saúde.